RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS
Acosta e seu blog - Por Acosta

Acosta e seu blog Por Acosta

Acosta e seu blog - Por Acosta

De olho no período momesco em Macaé...

Publicado em 12/02/2021 sem comentários Comente!


Decreto municipal I

Para regular o período momesco que será prolongado e com a pandemia da Covid em evidência, a maioria dos municípios brasileiros adequaram normas. Em Macaé não foi diferente, o governo municipal instituiu decretos em benefício do cidadão e da cidade. Conforme o decreto 031/2021, divulgado no DOM, o prefeito Welberth Rezende, institui ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 15 (segunda-feira) e no dia 17 (Quarta de Cinzas) até meio-dia. Na terça (16), é feriado estadual. Apenas as atividades consideradas essenciais e indispensáveis funcionarão.

 

Decreto municipal II

Outro decreto municipal, o 033/2021, traz uma série de restrições. Por esta norma, fica estabelecido regramento especial para o uso de áreas públicas e privadas de Macaé, bem como para o exercício de atividades econômicas com horário estabelecido para o período entre meia-noite desta sexta-feira (12) e 6h da segunda-feira (22). Nestes dias, estão proibidas manifestações carnavalescas que possam gerar aglomeração de pessoas.
 

Operação Carnaval

A Operação Carnaval deverá ocorrer em pontos turísticos, no perímetro urbano e na região serrana, com o objetivo de coibir aglomerações e contribuir para a preservação do meio ambiente. Os ponto-alvos do trabalho são: Lagoa, Imbetiba, Orla dos Cavaleiros, Bicudas Grande e Pequena, Siriaca e Sana. Segundo autoridades municipais os turistas serão bem-vindos a Macaé, mas não pode haver degradação ambiental. Haverá ainda, a distribuição de duas mil máscaras. A Operação Carnaval diz que o desejo do prefeito é que todos tenham lazer de maneira organizada, valorizando a sustentabilidade, principalmente neste período de pandemia.

 

Protocolo contra o Covid-19
De acordo com o prefeito Welberth Rezende, na reunião preparatória ao período, a intenção do governo é garantir o ordenamento e segurança durante o período de Carnaval. "O direito de ir e vir será respeitado, todavia as pessoas não podem esquecer do distanciamento social, do uso de máscaras, das leis de trânsito e das regras estabelecidas para as praias e para a Serra", pontuou Rezende. É importante lembrar que estão proibidos festas e eventos na cidade.

 

Proibição a churrasqueiras em cachoeiras
Entre as orientações que serão repassadas aos visitantes da região serrana estão a não utilização de churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras, estacionamento de veículos em locais próprios e os cuidados com o lixo. Neste período também não será permitida a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município, exceto aqueles que prestam serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem reserva de hospedagem.

 

Fiscalização na Serra vai combater degradação e aglomerações

Os visitantes ou moradores da área urbana que pretendam subir a Serra de Macaé, precisam seguir as regras de proteção ao meio ambiente. Para garantir a proteção no feriado prolongado do Carnaval, a região contará com a presença de agentes da prefeitura que irão fiscalizar o acesso das cachoeiras e nascentes, além das ilhas do Arquipélago de Sant’Anna. Na Serra, as equipes atuarão na Bicuda Grande e Pequena, Areia Branca, Ciriaca, Frade e Sana.

_____________________________________________

Lourdes Acosta - Jornalista, editora/redatora, produtora...

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 12/02/2021.

Fonte: Secom, sites e mídias sociais.

 

Acosta e seu blog

Por Acosta

sem comentários

Deixe o seu comentário