RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS
Acosta e seu blog - Por Acosta

Acosta e seu blog Por Acosta

Acosta e seu blog - Por Acosta

Prefeitura recolhe tonelada de lixo em mutirão de limpeza na Ilha do Francês

Publicado em 19/02/2021 sem comentários Comente!


O primeiro mutirão de limpeza deste ano, ocorrido nesta sexta-feira (19), na praia da Ilha do Francês é resultado de uma ação integrada entre as secretarias de Infraestrutura e Adjunta de Serviços Públicos, Guarda Ambiental (GA), barqueiros e pescadores. No local foram coletados uma tonelada de lixo. A Ilha do Francês pertence ao Arquipélago de Sant&39;Anna, onde estão localizadas as ilhas Sant&39;Anna e Ilhote Sul e fica a oito quilômetros da costa de Macaé.

Ao chegarem no local e antes da execução do serviço de limpeza na praia da Ilha, a equipe localizou uma construção clandestina de estacas de madeira que estaria sendo utilizada como ponto de comércio. A ação imediata por parte da Guarda Municipal foi colocar abaixo a edificação irregular. Segundo a comandante da GA, Raquel Giri, em se tratando de uma APA (Área de Preservação Ambiental) tem que haver educação ambiental em locais como esse. “Temos que usufruir dos espaços públicos e belezas naturais de forma consciente. Todos somos responsáveis, por isso, a importância constante do descarte correto dos lixos, além da fiscalização com a presença dos poderes públicos constantemente”, afirma.

A secretaria de Serviços Públicos, levou 10 funcionários, que num esforço conjunto recolheram uma tonelada de lixo. Entre a coleta foram encontrados garrafas, madeiras, lonas, sacos e tampinhas de plástico, guimbas de cigarro e metal, além dos resíduos naturais trazidos pela maré. Os trabalhadores utilizaram pás e ancinhos para varrer toda a extensão de areia e retirar lixo também da encosta do morro.

Durante o mutirão de limpeza os executores conversaram com os pescadores e barqueiros que fazem passeios turísticos nas três ilhas para acolher as demandas e possíveis soluções de conservação ambiental ao bom uso da reserva ambiental. O barqueiro e pescador, Júnior Gomes, acredita no potencial turístico do Arquipélago de Santana. “É um tesouro que Macaé tem, assim como as cachoeiras da região serrana. E é fundamental uma presença constante da Prefeitura cuidando destes nossos patrimônios”, acredita.

Para o secretário Adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, a parceria entre os envolvidos é importante. “Essa parceria entre população e o poder público é fundamental para instituir ações futuras e a prestação de bons serviços. Nossa presença como poder regulador e organizativo só traz benefício para o meio ambiente e a população”, finaliza.

De acordo com os promotores, uma nova ação será programada pela administração do prefeito Welberth Rezende, para o plantio de mudas nativas, recolhimento de micro lixo e lixo aquático.

APA do Arquipélago de Santana - O Arquipélago de Sant&39;Anna fica a oito quilômetros da costa de Macaé. Considerado um santuário ecológico, abriga gaivotas e algumas espécies de aves que migram da América do Norte no período do inverno. É formado pelas ilhas do Francês, Sant&39;Anna e Ilhote Sul. É um Parque Municipal e Área de Preservação Ambiental (APA), pela Lei Municipal 1216, de 1989, regulamentado pelo decreto 018/2011. A região possui vestígio de civilização pré-histórica brasileira em ilha. A estimativa é que tenha 1.200 anos.

_____________________________________________

Lourdes Acosta - Jornalista, editora/redatora, produtora...

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 20/02/2021.

Fonte: Secom e informações da jornalista Mônica Torres.

Acosta e seu blog

Por Acosta

sem comentários

Deixe o seu comentário