RJ NEWS ONLINE
Cotação
RSS

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Macaé elege membras

Publicado em 23/02/2021 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


O conselho existe para construir as políticas públicas voltadas para a mulher no município

O conselho existe para construir as políticas públicas voltadas para a mulher no município

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) elegeu nesta segunda-feira (22) dez mulheres titulares e quatro suplentes da sociedade civil para a gestão 2021/2024. O conselho existe para construir as políticas públicas voltadas para a mulher no município, pela representatividade das mulheres de movimentos sociais e do poder público, que indica as demais cinco integrantes.

- As conselheiras vão exercer o controle social, ajudar a população e a prefeitura para que a gestão possa executar a política pública que a população quer. Neste ano, o Conselho da Mulher de Macaé completa 20 anos, então é uma data importante para continuarmos a avançar - destacou a presidente do COMDIM, Adriana Leclerc.

O professor do curso de Serviço Social da UFF em Rio das Ostras, Bruno Ferreira, fez a abertura da eleição, que foi online e ao vivo, acompanhada pela presidente do COMDIM e pela então Secretária do Conselho em exercício, substituído na eleição desta segunda, Stephanie Zuma, na sede da Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres, ao lado da 123ª Delegacia de Polícia.

De acordo com o professor Bruno, o Conselho é uma possibilidade da sociedade civil participar do processo de formulação, deliberação e fiscalização de políticas públicas em uma perspectiva democrática. "Buscamos o aprofundamento dos direitos das mulheres, tendo a prefeitura e a sociedade civil organizada como engrenagem para o avanço dos direitos. Que a vontade de vocês de melhorar a vida das mulheres macaenses se transforme em uma força mobilizadora, gere indignação e dê combustível para a luta para os próximos anos", disse.

A vice-presidente do COMDIM e Coordenadora Geral de Políticas para Mulheres, Jane Estanislau Roriz, lembrou que o ano em que o Conselho completa os 20 anos de existência no município está sendo marcado pela efetiva participação de mulheres potentes, permitindo estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixa de ser apenas um direito, mas uma realidade. "Desejo uma gestão exitosa, com muita vontade em contribuir e fazer a diferença na vida de tantas mulheres", enumerou.

A pastora Joseli Clemente, da Missão Shekinah Internacional, eleita suplente nesta tarde, lembrou que muitas pessoas vão buscar a resolução de seus problemas de violência doméstica apenas na igreja. "Mas a solução não é só lá e por isso eu queria fazer mais para a mulher", afirmou.

A também eleita Tereza Cristina de Souza, representando o Núcleo de Portadores de Alegria, assinalou a importância no cuidado também com a mulher com deficiência. "O Núcleo cuida de pessoas especiais, não só mulheres, mas também homens, sendo as mulheres em maior número e esse carinho temos que ter por elas", pontuou.

Representando a eleita Raísa de Barros, da OAB/15ª subseção Macaé, sua suplemente Raisa Cavalcante contou que conheceu o Comdim quando procurou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, para buscar sobre o termo violência obstétrica. A partir daí se tornou ativista da causa a favor da mulher. A eleição virtual respeitou as diretrizes e orientações do Conselho Nacional e Estadual dos Direitos da Mulher.

Foram eleitas nesta segunda-feira:

Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro – ADOULASRJ - Elaine Menezes Motta de Souza.

OAB/RJ 15ª Subseção Macaé - Raísa de Barros França Motta.

AMOR LÍQUIDO – em prol do Banco de Leite Humano em Macaé - Lívia Corrêa de Sá Rosa do Nascimento.

Partido dos Trabalhadores - PT - Diretório Macaé - Erica Ladeira Sarzedas.

AACD - Associação de Moradores e Produtores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel Macaé - Marilucia Aparecida Soares.

CIEMH2 - Núcleo Cultural - Carine Lima Passos.

Núcleo de Dança Portadores de Alegria - Tereza Cristina de Souza D&39;Oliveira.

UNAMAMA - União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama - Márcia Helena Pereira Loureiro.

FAMMA - Federação das Associações de Moradores do Município de Macaé e Entidades Afins - Benedita Caetano.

Partido Socialismo e Liberdade - PSOL - Diretório Macaé - Jaqueline Amaral dos Santos Nery Sant&39;Ana.

As suplentes:

Missão Shekinah Internacional - Joseli Clemente Paulino Gonçalves.

Associação de Moradores da Virgem Santa - Katiane Malaquias Pires.

Partido Comunista do Brasil PCdoB - Dalila Rodrigues Santana.

Sindiserv - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé - Miriam Amaral Queiroz.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário